O Observatório da Mentalidade Inquisitória nasceu de iniciativas de pesquisa empreendidas em diferentes faculdade e universidades, por várias pessoas, de modo que sua verdadeira sede está nas mentes e corações daqueles que não economizam esforços para que os propósitos do grupo sejam atingidos.

O Observatório, como atividade de pesquisa acadêmica, tem uma finalidade muito simples, porém ousada: produzir e divulgar conhecimento que permita à comunidade jurídica reconhecer a nefasta permanência da mentalidade inquisitória, a despeito dos quase 30 anos da Constituição de 1988, no processo penal brasileiro. Tal permanência opera efeitos contundentes e bastante amplos no cotidiano do sistema penal e, também, na formação dos juristas. Superá-la é condição de possibilidade de um processo penal calcado na constituição e orientado a valores democráticos.

Além dos eventos e atividades de pesquisa que organizamos, é uma de nossas principais missões a edição de obras com a finalidade de consolidar o resultado das pesquisas realizadas e reunir textos, novos e antigos, que contribuam para a formação de uma consciência crítica nacional sobre a atual situação do processo penal brasileiro.

 

contato@observatoriomi.org.br

facebook.com/observatoriomi

youtube.com/observatoriomi

instagram.com/observatoriomi